O que o Branding pode fazer pela sua marca?

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Por que algumas marcas são mais conhecidas que as outras? O que o Branding pode fazer pela minha marca?

O que faz com que as pessoas comprem os produtos da Apple, por exemplo, mesmo eles sendo mais caros? Como o McDonald’s ou a Coca-Cola, por exemplo, conseguem vender tanto, num mundo cada vez mais preocupado com a saúde e o bem-estar?

A resposta está na estratégia de branding dessas marcas, que tem como objetivo criar uma identidade forte com o consumidor tornando a marca lembrada de uma forma única, “mais que um nome, um estilo de vida”.

E se você pensa que branding é exclusividade das marcas famosas, engana-se. A gestão da marca pode e deve ser aplicada em todas as empresas, ainda que seja um pequeno negócio. Conheça alguns dos segredos estratégicos que funcionam:

O que é Branding, afinal?

Branding é mais que identidade visual. Criar identidade visual não basta para construir uma marca forte. É preciso pensar em como a empresa quer ser vista e lembrada e, como consolidar esse posicionamento no mercado. Por isso o branding trabalha desde a identificação de valores e missão até as ações nos pontos de contato com o consumidor.

Personalidade da marca.

A marca tem um propósito, personalidade e valores. Sendo assim ela deixa de ser apenas uma empresa e passa a assumir características humanas. Quando o consumidor se torna fã de uma marca, ele se identifica com a sua personalidade. Esse é o diferencial da marca, quando ela se torna parte de um estilo de vida. É pela força da sua personalidade, dos seus valores e das relações com o público que a marca conquista um espaço na mente do consumidor.

Marcas têm que ter compromisso com o social. As marcas precisam demonstrar sua humanidade e preocuparem-se com o meio ambiente, terem o propósito de colaborar para uma transformação social positiva. Não basta só colocar um post nas redes sociais com o seu posicionamento, é preciso viver isso como um compromisso autêntico e coerente, desde a cultura da empresa até a publicidade.

Conexão Emocional x Relação Comercial

A conexão emocional x relação comercial. Tempos atrás o marketing focava em divulgar as características dos produtos, por exemplo: “Compre este carro porque ele economiza combustível e anda mais rápido que os outros”! Hoje, essa forma de publicidade está ultrapassada porque a conexão emocional com a marca tem muito mais peso do que o foco no produto e, as decisões de compra não são racionais. O branding busca isso, fazer com que a marca conquiste o coração das pessoas! É isso que as pessoas procuram, identificar na marca e nos produtos adquiridos uma conexão com seu jeito de ver e viver a vida. Por isso a vínculo emocional é muito mais forte do que a relação comercial.

Poder do Marketing

O poder do marketing espontâneo. As estratégias de branding são criadas dentro das empresas com o objetivo de mexer com a mente do público. Mas quando essas estratégias chegam às ruas, tudo pode mudar. Isso acontece porque hoje os consumidores são ativos e não esperam sentados o que as marcas têm a dizer, passam adiante o que pensam nas redes sociais, relatam suas experiências, elogiam, reclamam, falam do atendimento e cobram atitudes das empresas. O público participa da construção das marcas. Por isso é importante trazer o público para perto por meio de interatividade e comunicação: responder dúvidas, pedir opinião, realizar pesquisas de satisfação, entre outras ações diferenciadas de fidelização. Não é só vender e pronto! Precisa saber se o produto é satisfatório! O consumidor se sente valorizado quando é ouvido, interage com outros clientes e contribui para a cultura da marca.

A experiência do consumidor e o valor da marca. A marca tem de ser clara na comunicação para que o público entenda os seus valores como um todo. Essa valoração pode ser comunicada por meio das ferramentas do marketing digital, do anúncio em revista, do atendimento ao cliente e também da boa comunicação interna, afinal, os colaboradores também precisam falar a mesma língua. Pensar em cada um desses pontos é fundamental para a imagem positiva da marca.

Por isso o Branding vai muito além de criar um nome ou publicar um texto no blog. Trata-se de um conjunto de estratégias para a gestão da marca, uma gestão que se preocupa com o consumidor antes, durante e pós-venda.

E você, empreendedor, está preparado para conquistar o coração dos clientes?

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